Segurança Aérea

 
 
 
 

SEGURANÇA NO TRÁFEGO AÉREO

 

A Segurança é a primeira preocupação de um prestador de serviços de tráfego aéreo.
O EUROCONTROL iniciou em 1995 a Gestão da Segurança nos Serviços de Tráfego Aéreo que obriga os Estados a implementarem um “Safety Management System” (SMS) - sistema explícito e sistematizado da Gestão da Segurança, ao nível dos Prestadores de Serviços de Tráfego Aéreo.


A segurança do seu voo passa por nós:

1. A segurança de tráfego aéreo
A Segurança é um motivo de orgulho para a NAV Portugal. Queremos ir cada vez mais longe e mais conscientes de que prestamos um serviço de tráfego aéreo eficiente, moderno e económico. Nesse sentido, desenhamos sistemas e programas com a finalidade de alcançar boas práticas no desempenho operacional.
A segurança é também o mais importante pilar da navegação aérea, razão pela qual são efetuados investimentos continuados - acompanhando o desenvolvimento tecnológico, - sempre na ótica de liderar a inovação e eficiência, procurando servir os nossos clientes – as companhias de aviação.


2. Sistemas de Gestão de Segurança
O Sistema de Gestão de Segurança da NAV Portugal aborda sistematicamente as atividades que levam à gestão de segurança, de modo a atingir um nível de excelência.
No sector da Navegação Aérea, o SMS - Safety Management System abrange o conjunto dos serviços, pessoas, infraestruturas, equipamentos, procedimentos, regras e informações fornecidas aos utilizadores do espaço aéreo, de forma a garantir a Segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea internacional.

Desta forma o Sistema de Gestão da Segurança Operacional, aplicado nos Serviços de Tráfego Aéreo, é responsável por:

-Identificação, análise e mitigação dos riscos possíveis;
-Relato de todas as ocorrências, de modo a poderem ser investigadas e corrigidas.
As áreas específicas da Direção de Segurança e Desempenho Operacional foram criadas precisamente para detetar anomalias no desempenho elaborado pelos órgãos operacionais. Falamos da Segurança responsável pela gestão dos sistemas de segurança.
Todos os dias, milhares de voos com carga e passageiros cruzam o espaço aéreo Português. É imprescindível assegurar a tranquilidade de cada um desses voos, pelo que a NAV Portugal aposta num sistema de formação profissional, dotado de meios próprios, capaz de garantir a excelência em cada um dos seus profissionais.
Instrumentos como: simuladores de controlo de aeródromo, simuladores de radar, simuladores de comunicações e de radiotelefone são aquisições que a NAV Portugal não dispensa, tanto na formação inicial como no treino, em situações de emergência simulada. Só deste modo se consegue garantir aquilo que existe de mais importante para cada uma das aeronaves que cruza os céus: Segurança e Economia dos Voos.